ATIVIDADES
SERVIÇO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS TERAPIAS OFERTADAS
São 40 crianças e adolescentes com múltiplas deficiências. O atendimento é individualizado, é realizado de segunda a sexta feira, no horário de 08 as 12h.
Semestralmente são realizadas as reavaliações de todos os assistidos, nas quais, os profissionais relatam a competência dos mesmos mediante avaliação do Plano Individual de Atendimento - PIA – estabelecido, os recursos utilizados e os resultados alcançados, verificando a evolução do atendimento e do desenvolvimento dos atendidos.
O serviço social avalia junto às famílias, mediante pesquisa de satisfação, a qualidade e a evolução do atendimento recebido, para contribuir com sugestões que auxiliem qualitativamente na continuidade evolutiva dos serviços ofertados.
Diariamente, entro das possibilidades é ofertado aos assistidos e familiares, o café da manha e almoço. Muitas crianças frequentam a escola no período vespertino, por isso a necessidade das refeições.
1
Atividades Sociorecreativas
Visa ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades cognitivas sociais, motoras, emocionais e promover autonomia e independência.
2
Serviços de Fisioterapia
Trabalha o usuário como um todo, visando à estimulação motora, sensorial e cognitiva. Habilitação e reabilitação, com a finalidade de proporcionar maior independência funcional e bem estar, tornando o convívio familiar e social mais acessível.
3
Acompanhamento e orientação médica.
Serviço médico pediátrico de acompanhamento e orientação médica aos usuários e seus familiares.
Ofertado por médico voluntário com atendimento semanal regular, uma vez por semana.
4
Oficina de Criatividade
Atividades voltadas para os familiares dos assistidos com a finalidade de trabalhar a elevação da autoestima e a melhoria da sustentabilidade familiar. Orientar e acompanhar os pais ou responsáveis quanto a necessidade e importância da extensão das atividades desenvolvidas pela equipe na rotina social e familiar, para dar melhor condição, bem estar físico e mental aos assistidos, e sobre os meios e formas de dar continuidade ao processo terapêutico.
5
Atividade Psicopedagógica
Se desenvolve por meio de ações de estímulos à socialização, à estimulação linguística, o desenvolvimento lógico matemático, a leitura e a escuta, que favorece o desempenho de habilidades, estimulam o potencial funcional visando a autonomia e participação social. A metodologia aplicada utiliza desenhos pinturas livres e assistidas, socialização, esquema corporal com música, estimulação sensorial e de comandos simples, coordenação motora fina, estimulação de linguagem oral através de emissão de sons vocálicos, silábicos e onomatopeias para melhor aproveitamento escolar.
6
Serviço
Social
Oferece suporte socioassistencial às famílias dos assistidos desde o ingresso na Organização. É feito o acolhimento da criança e da família e realizada a triagem. A partir disso é traçado pela equipe técnica o Plano Individual de Atendimento – PIA, e o PAF – Plano de Atendimento Familiar. O Serviço Social escuta as necessidades da família e se necessário efetua os encaminhamentos aos recursos disponíveis na comunidade.
7
Serviços de Fonoaudiologia
Proporciona a habilitação e a reabilitação desenvolvendo a motricidade oral no que se refere às funções estomatognaticas de sucçãomastigação, deglutição e respiração e a coordenação dessas funções entre si, alimentação e eliminação de hábitos nocivos (sucção digital, onicofagia, controle de baba) e sensibilidade peri e intra oral que favorece a comunicação e adequação de possíveis alterações. A instalação e adequação fonêmica nos assistidos que já apresentam linguagem verbal expressiva, por meio dos Métodos dos Dedinhos e da Boquinha, para distúrbios da fala e da linguagem promovendo uma melhor socialização e funções básicas de linguagem como cor, forma, tamanho, quantidade, lateralidade, esquema e imagem corporal e noção espacial e temporal, coordenação motora global e fina.
8
Serviços de Terapia Ocupacional
Estimula as funções motoras, sensoriais, cognitivas, oriundas de distúrbios genéticos ou não. Busca proporcionar a independência, autonomia e qualidade de vida nas Atividades da Vida Diária – AVD´s e Atividades Instrumentais da Vida Diária – AIVD´s , bem como, estimular a socialização, utilizando a metodologia por meio de técnicas de manipulação, atividades sensoriais, música e brincadeiras.
9
Serviços de Psicomotricidade
Promove atividades e brincadeiras próprias do desenvolvimento motor infantil, visando equilíbrio, fortalecimento da musculatura, coordenação motora e orientação espaço-temporal, além de proporcionar o desenvolvimento das funções cognitivas, como, a memória, atenção e consciência corporal. A metodologia utilizada é a da interação interpessoal, socialização e desenvolvimento neuropsicomotor. Trabalha ainda a imposição de limites e regras, atenção e cooperação em atividades e brincadeiras típicas da idade e nível de desenvolvimento cognitivo e motor.
10
Psicologia
Oferece acompanhamento psicológico para os assistidos e seus familiares estimulando seu desenvolvimento cognitivo, acolhendo suas demandas emocionais, trabalhando conflitos familiares e tratando sintomas psicopatológicos que possam apresentar. O atendimento é realizado individualmente ou em grupo. O trabalho da psicologia é complementado por meio do desenvolvimento de oficinas, palestras, grupos terapêuticos e dinâmicas de grupo que tem como objetivo mobilizar e trabalhar questões comuns às famílias possibilitando o debate, a interação e a socialização dos mesmos.
11
Orientação e
Apoio Sociofamiliar
Trabalha o fortalecimento no desempenho da função protetiva da família em relação ao assistido, a ampliação e preservação das condições de autonomia dos mesmos, o fortalecimento dos laços familiares, a contribuição ativa dos familiares nas atividades institucionais, maior envolvimento no tratamento dos assistidos que resulta numa evidente melhora nas relações interpessoais e na qualidade de vida dos mesmos.
No contexto familiar também é possível identificar uma série de fatores que contribuem diretamente na qualidade de vida, como problemas financeiros, dificuldade de locomoção, desemprego, alcoolismo, toxicodependência, violência doméstica e discriminação dentro da própria família. Além disso, há problemas de aspectos emocionais e psicológicos, como baixa autoestima, ansiedade, depressão, transtornos, pânico, entre outros.
O trabalho voltado às famílias visa abrir um espaço de compreensão de suas angústias e troca de experiências, o acolhimento das demandas, orientação sobre as questões psicossocioculturais que envolvem pessoas com deficiência desconstruindo mitos e preconceitos, sua inclusão nos serviços públicos, conforme a necessidade. Contribuindo para rompimento de padrões violadores de direito no interior da própria família.
